31/08/2017 08:08

Colegiado do Curso de Agronomia da UEFS promoveu a sua reunião pedagógica

O Colegiado do Curso de Agronomia da UEFS promoveu em sua reunião pedagógica, semestre 2017.2, realizada no dia 29/08, uma discussão sobre a “Integração entre os componentes do curso e a ênfase em agroecologia e agricultura familiar”. A reunião contou com a participação do Professor Franklin Plessmann de Carvalho, doutor em Antropologia e coordenador do Núcleo de Estudos em Agroecologia da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, professores do curso de agronomia da UEFS e representantes do Diretório Acadêmico do curso.
A discussão ocorreu em um momento importante, por conta do processo de reformulação curricular em discussão no colegiado do curso. Durante o encontro os representantes discentes expressaram o anseio por uma formação integrada, em que os princípios da agroecologia e os fundamentos da agricultura familiar estejam presentes nos diversos componentes do curso e que estes sejam trabalhados de forma conectada.
O professor Dr. Franklin Plessmann enfatizou a necessidade de a extensão e a da pesquisa direcionar a pratica de sala de aula, assim como a necessidade dos docentes e discentes vivenciarem os modos de vida concretos do mundo real, para, a partir daí, buscarem uma prática pedagógica que articule teoria e prática.
Ficou evidente nas diversas falas a necessidade de uma mudança curricular e pedagógica, que favoreça o desenvolvimento do pensamento crítico do aluno, tomando-o sujeito do processo de construção do conhecimento. Outro aspecto discutido foi à necessidade da vinculação do aluno às questões relacionadas à terra, à natureza e à cidadania, nas quais a visão holística da agricultura se estabelece como básica, possibilitando uma formação técnica e socialmente adequada, que possa contribuir para um desenvolvimento rural sustentável, assim como o entendimento da importância e do papel de cada disciplina no contexto do curso e o reconhecimento do agricultor como protagonista dos procedimentos que podem transformar a realidade.
Por fim, os presentes lamentaram a pequena participação dos docentes do curso na reunião, pontuando a necessidade de mais eventos nessa direção, buscando ampliar essas reflexões para todos os docentes e discentes do curso.