• Mão segurando uma planta verde mais a lgomarca do curso de agronomia

Notícias

10/07/2020 15:07

Sobre Período Letivo Extraordinário: para discentes regulares e ingressantes de 2020.1

O Conselho Superior de Ensino Pesquisa e Extensão (CONSEPE) aprovou no dia 25 de Junho de 2020 o Período Letivo Extraordinário (PLE) em consonância com o publicado na Resolução CONSEPE 074/2020. De acordo com essa resolução, o PLE refere-se à oferta de atividades de ensino dos Cursos de Graduação da UEFS, assim como as demais atividades acadêmicas ou complementares que possuem fluxo contínuo, diante da situação de pandemia do novo coronavírus (COVID-19). Assim, além de alguns componentes curriculares que serão ofertados, diversas atividades acadêmicas e complementares estarão à disposição dos discentes no período estipulado pelo calendário do PLE.

 


Sobre o Período Letivo Extraordinário - PLE:

De acordo com a Resolução CONSU 007/2020, as ações a serem ofertadas constituem-se por um conjunto de atividades acadêmicas que podem ser aproveitadas pelos estudantes no curso que realiza, tais como componentes curriculares, atividades complementares, orientações de TCC, atividades e cursos de extensão, que não ultrapassem a carga horária de 15 horas semanais.

Diante disso, informamos que essas ações, a serem realizadas no Período Letivo Extraordinário, não implicarão em prejuízos às ações a serem ofertadas no Semestre Letivo 2020.1, tendo este suas atividades regularmente ofertadas. Ainda, devido ao caráter de excepcionalidade da oferta do PLE, considerar-se-á facultativa tanto a participação do professor na oferta de atividades de graduação, quanto a participação dos estudantes nas atividades propostas.


 

Sobre os componentes curriculares e atividades acadêmicas e complementares ofertadas pelo Colegiado de Agronomia:

Devido à natureza teórico-prática (T/P) da maioria das nossas disciplinas obrigatórias e optativas, e levando em consideração o determinado no Parágrafo 1º da Resolução CONSU 007/2020, os componentes curriculares ofertados serão aqueles que não exigem atividades presenciais nem ambientes específicos de aprendizagem, como laboratórios, práticas, visitas de campo presencial, estágios presenciais, dentre outros.


 

Sobre os discentes ingressantes pelo processo seletivo SiSU 2020.1:

O Conselho Superior de Ensino Pesquisa e Extensão (CONSEPE), no uso de suas atribuições, permitiu a admissão por matrícula especial, para participação em atividades acadêmicas no Período Letivo Extraordinário (PLE), dos discentes ingressantes pelo processo seletivo SiSU 2020.1, desde que tenham entregado a documentação do processo seletivo SiSU 2020.1. Esse discente deverá solicitar, ao Colegiado do Curso de Agronomia, sua matrícula especial no período de 14 a 21 de Julho de 2020.

Lembrando que a matrícula especial permite a participação do discente nas atividades acadêmicas, possibilitando seu aproveitamento mediante matrícula regular.

Também é válido para os ingressantes de 2020.1 o determinado no Artigo 5º da Resolução CONSU 007/2020 que, diante do caráter de excepcionalidade da oferta do Período Letivo Extraordinário, considerar-se-á facultativa tanto a participação do professor na oferta de atividades de graduação, quanto a participação dos estudantes nas atividades propostas.

Em caráter especial, no caso dos Ingressantes de 2020.1, o Colegiado de Agronomia estabelecerá contato, por e-mail, com todas as orientações. Caso o ingressante deseje participar de alguma das atividades do PLE, a solicitação de matrícula especial deverá vir acompanhada da indicação das disciplinas e/ou atividades complementares de interesse.

 

 

Sobre acesso às informações relacionadas ao Período Letivo Extraordinário no Curso de Agronomia:

Todas as informações relacionadas aos componentes curriculares, atividades complementares, calendário, resoluções, instruções normativas, entre outras, estão disponíveis no site do Colegiado de Agronomia, Menu: Período Letivo Extraordinário - PLE.

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.